25 de nov de 2014


Roacutan: a minha (segunda) experiência


Eu sempre tive problemas com acnes, no meu caso, acho que foi hereditário. Meu pai sofreu com as espinhas e cravos na adolescência e por falta de cuidados carregou algumas marcas no rosto. Logo após a minha primeira menstruação (com 11 anos) comecei a ter muitas espinhas e com o passar do tempo elas só pioraram. Procurei diversos dermatologistas e sempre me receitavam cremes faciais, antes de dormir, ao acordar, sabonetes, protetor solar, muito peeling e limpeza de pele.

Os peelings e as limpezas era fácil, foi na consulta não tem escapatória, vai fazer. Mas protetor solar e cuidados diários? Eu ia dormir de madrugada e após horas intermináveis no ICQ eu mal queria escovar os dentes. Produtos de manhã? Sempre atrasada, o problema se repetia, se não fosse tão necessário, até escovar os dentes eu pularia. Eu já tinha uns 16 anos quando começou surgiu um remédio milagroso chamado Roacutan que prometia acabar com espinhas de qualquer espécie em seis meses ou um pouco mais.

Porém, o comprimido milagroso tinha algumas ressalvas, como eu era menor de idade, meus pais precisavam assinar um termo de responsabilidade; como eu sou mulher, era preciso fazer exame de gravidez todo mês; como o remédio altera as taxas sanguíneas, era preciso tirar seis (isso mesmo, eu disse SEIS) ampolas de sangue por mês para os exames; e por ser muito forte os efeitos colaterais podiam ser graves e até mesmo irreversíveis. Com tudo isso, não foi dessa vez que eu consegui solucionar o problema, mesmo preocupado com a minha aparência, meu pai sempre cabreiro não autorizou.

A partir daí foram mais dois anos cuidando religiosamente com os tratamentos diários e mudando de médicos. Cheguei a ir em um que me passou comprimidos para regular todas as minhas taxas sanguíneas, comprimidos antes do almoço e janta e mais produtos antes de dormir e ao acordar. E mais uma vez, nada resolvido. Enfim com 18 anos e após a popularização do Roacutan eu pude tomar o meu primeiro ciclo do remédio, eram dois comprimidos de 20mg por dia. Ou seja foram 40mg diárias durante seis meses do remédio original que na época era bem mais caro do que atualmente (e do que o genérico). Sim, minha boca e meu nariz ressecavam demais (a ponto de sangrar) e meus olhos coçavam muito (fique atenta com isso, desenvolvi uma doença que tem relação com a coceira e pode ter sido nessa época). Mas achava que ao final, todo o esforço teria valido a pena, e mais uma vez, não foi bem assim.

As acnes diminuíram consideravelmente, porém levando em conta que eu não tinha tantas assim como outras pessoas que fazem uso do comprimido, elas (as acnes) deveriam ter desaparecido por completo e em definitivo, não foi o que aconteceu. Aos 20 anos comecei a procurar novamente tratamentos para diminuí-las ou pelo menos minimizar as marcas e manchas, mas novamente sem sucesso. Foi então que alguns anos depois (2014), com 24 anos decidi levar o assunto a sério novamente e procurei uma especialista excelente, a Dra. Joana D’Arc que me receitou mais uma vez o Roacutan. No primeiro mês ela disse que iria passar 20mg para ver como meu organismo iria reagir, quando retornei meus lábios estavam muito ressecados (levei uma bronca) e após algumas perguntas ela decidiu continuar com 20mg.

Hoje estou na terceira caixa e desta vez é um genérico (da Valeant, muito bom e bem em conta), o período mínimo para um ciclo do Roacutan é de seis meses. A Dra. Joana não falou em passar disso e acredito que não será necessário. Realmente sinto muito ressecamento dos lábios, tem épocas que a boca descama de uma forma que parece que saiu uma capa. Mas isso é normal e comigo é mais forte porque não gosto de ficar com a boca melecada de manteiga de cacau (que resolve) e opto por batons cremosos (mas quando a boca está muito rachada fica feio). Para os olhos é preciso muito cuidado, o ressecamento leva a coceira que pode resultar em problemas como o meu (ceratocone) e para cuidar disso o meu oftamologista Dr. Marcus Chiganer recomendou o uso de Fresh Tears Liqui Gel que custa em média R$ 50 (é puxado, mas é melhor do que enxergar mal para sempre). A minha pele e meu cabelo sempre foram muito oleosos então estou maravilhada porque meu rosto resiste à maquiagem e não fica melequento sempre, nem preciso lavar várias vezes ao dia. Já os cabelos, nossa, tudo de bom! Estão na medida, nem secos, nem oleosos, só um pouco quebradiços, mas isso pode não ser por causa do remédio, mas sim alimentação, falta de cuidados e descoloração.





Se seu médico te recomendou o uso do Roacotuan (Isotretinoina), tenha certeza que suas chances de ter a pele dos sonhos está nele, seus problemas poderão acabar em breve. Mas é preciso saber que em nós, mulheres, os hormônios tem muita influência quanto às acnes, sendo assim, o Roacutan pode parecer milagroso, mas não é mais forte do que o seu próprio organismo. Por esse motivo, mulheres podem ter sua pele melhorada durante bastante tempo, mas existe a possibilidade (mesmo que remota) de piorar novamente e talvez seja necessário outro ciclo, assim como aconteceu comigo. Mas não pense nisso, faça o tratamento, é muito válido. Porém não se descuide, nada de beber (minha médica recomenda que nos dias que sei que vou beber não tomar o remédio, mas ainda assim não se pode abusar), use protetor solar e cuide bem de bocas e olhos.

4

4 comentários:

  1. Eu não tenho muitas espinhas, mais na parte do nariz, tenho medo de começar a se espalhar por todo o meu rosto, será que devo começar a usar o Roacutan ou está muito cedo?
    Se puder visite meu blog : emtonsfrios.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bru, primeiramente o melhor é procurar um dermatologista. Como cada caso é um caso, pode ser que com alimentação e cosméticos, melhorem.

      Visitaremos sim, pode deixar! Beijos da Té!

      Excluir
  2. Já ouvi falarem muito desse medicamento, mais achei muito caro.
    MAIS TODO MUNDO QUE USOU TA COM UMA PELE LINDA DE BEBÊ.
    BEIJO Nayara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que a Stephany me contou, ele tem uma versão genérica que é mais em conta Keyla. Ele realmente deve ser muito bom.
      Saudades lindeza! Beijos!!

      Excluir

 
No Site da Nay - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo