15 de dez de 2014


Esmaltes Vencidos - Usar ou não usar?


Hoje organizando umas coisas, inclusive meus esmaltes, percebi que muitos estavam com a validade vencida. Corri pra internet pra ver sobre o assunto, se era possível ou não utilizar os esmaltes assim.
Primeiramente é importante saber que os esmaltes importados tem data validade diferentes aos nacionais, estipulando o mês e o ano de vencimento.  São padrão PAO (Period After Opening - período depois de aberto) e só começam a ser contados após a embalagem ser aberta, pois é aí que o produto passa a ter contato com o ar e sofrer as interferências do meio externo.


Aqui no Brasil a data já vem pré-definida. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estipula o prazo de no máximo três anos e fim.
Eu sinceramente nunca liguei em olhar a data de vencimento de esmalte no ato da compra e acho que hoje só olhei pois achei alguns com a textura e a aparência bem diferente. Pelas coisas que li aqui pelos bloggues da vida, e que é uma boa dica é comprar os esmaltes que venham lacrados, pois assim temos a certeza de que eles não foram abertos antes, evitando assim a entrada de ar e poluídos. O solvente do esmalte é volátil e havendo contato com o ar ele irá evaporar. Sem solvente o esmalte fica grosso, endurecendo antes do tempo. Solvente esse, que já vem evaporando desde as prateleiras da loja.
Por tanto se o esmalte não apresentar alterações no cheiro e cor, não há problema algum em usar. Com relação a textura, já lemos que é por causa do solvente que evaporou, então é só repor com um diluente de esmalte que é uma forma que já conhecemos bem.
A maioria das postagens e matérias que li diziam que não havia problema de continuar usando. Algumas poucas ainda preferem seguir a data de validade. EU particularmente, joguei fora os que eu achei a textura ruim, como disse, foram eles quem me chamaram atenção com relação a data de validade. Os outros (inclusive das cores que mais gosto. Acredito já ter comprando vencido, só pode) resolvi guarda pra continuar usando.

E você? Joga fora o esmalte vencidos (base na data de validade impressa no rotulo) ou só joga fora quando realmente não dá mais pra usar?

10

10 comentários:

  1. Muito bacana a pesquisa que você fez. Esse post deu gosto de ler, pois é algo realmente importante !
    Eu jogo fora quando estão durinhos, mas nunca parei para olhar a data de validade.
    Achei muito interessante!


    um beijo

    Luísa Rossi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, tinha que correr pra pesquisar pra vocês. É muito gratificante saber que gostou. Continua acompanhando aqui e em breve teremos mais postagem assim.
      Quando fica durinho, pode usar óleo de banana que ajuda muito.
      Beijos da Nay :*

      Excluir
  2. Eu dou uma olhada pra ver se estão vencidos. Os que estão vencidos e com uma textura boa, uso para decorar minhas chaves. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Decorar chaves Dri? Como assim, me mostra!?

      Excluir
  3. A gente nunca se preocupa muito com isso, né? Mas é importante ficarmos ligadas na data de validade! Boas dicas
    bjsss

    hdaspromessas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Rebeca, eu Nayara realmente nunca olhei. Se eu não tivesse achado estranho, talvez não tenha nem dado atenção pra isso.

      Fui lá no seu blog e adorei, até seguir. Beijokas da Nay :)

      Excluir
  4. Eu estou com vários esmaltes com a textura modificada, uns importados que amo, mas tenho uma pena danada de jogar fora. Só que não estou usando mais, fico com medo. Eu já tenho um monte de alergia, incluível com algumas marcas de esmaltes.
    Bom, mas qualquer hora não terá mais jeito, vou jogar no lixo.

    Beijos! Ótimo tema para discussão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilda querida. Realmente dá uma dó danada, mas a saúde em primeiro lugar, não é verdade?!
      Cuidado até com as questões de solvente, tipo cheirar, passar a mão infectada em regiões delicadas ou coisa do tipo. Espero que nada aconteça, e que quem sabe um dia nos mostre sua coleção. Manda pra gente por e-mail. Será um prazer sua participação!

      Beijokas :)

      Excluir
  5. Olá! Gostei muito da sua postagem, eu continuo usando
    o esmalte assim mesmo. Adorei o blog.
    Parabéns e sucesso.
    Felicidades e tudo de bom.

    http://juliana-editions.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Juh, que bom que você gostou.
      A opinião de vocês é sempre essencial.

      Beijos!!!!

      Excluir

 
No Site da Nay - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo