17 de jan de 2015


Levantando vôo no Aterro do Flamengo


O Aterro do Flamengo é um dos lugares mais freqüentados pelos jovens de bom gosto na cidade do Rio de Janeiro aos fins de semana, além de ser uma das belíssimas paisagens da cidade maravilhosa e estar incluso nos roteiros dos turistas. Próximo ao aeroporto Santos Dumont, com uma paisagem digna de cartão postal (com o Pão de Açúcar e a Marina da Glória ao fundo), o espaço abriga também o Museu de Arte Moderna (MAM) e seu lindo jardim repleto de palmeiras imperiais.
Durante a semana o espaço recebe pessoas praticando esportes, caminhadas, corridas, passeando com animais de estimação, andando de bicicleta, patins, skate slackline e ainda partidas de futebol e basquete. Mas são nos fins de semana que o Aterro do Flamengo ganha cor e alegria com muitas famílias e jovens desfrutando de mais uma das belezas do Rio. São piqueniques em família, com amigos e até como forma de comemorar aniversários (está super a moda); eventos culturais organizados por ONG’s, grupos artísticos, produtoras e artistas independentes e quem mais tiver iniciativa própria.
Recentemente aconteceu no MAM o Arte Core que foi um sucesso, em breve haverá um novo evento que promete bombar também, o Manie Dansante – Picnic de Boas Vindas que contará com torneio de modalidades circenses, Movimento Bambolê Rio e Drinkolé (sacolé de drinks, sucesso total). Mas os eventos não param por aí, e um dos principais atrativos da cidade maravilhosa é o carnaval. Os jardins do MAM no Aterro do Flamengo não podiam ficar fora da folia. Em meio ao enorme gramado e grandes palmeiras são realizados aos domingos os ensaios de um dos blocos de carnaval mais animados, lotados, civilizados e diferentes da cidade do Rio de Janeiro, a Orquestra Voadora.

A Orquestra surgiu em 2008 por meio do encontro de músicos de carnaval de rua que se uniram para fazer performances de brass band e não pararam de encantar o público com arranjos inovadores de clássicos da música popular brasileira e mundial. Com vôos (como costumam chamar os shows) espetaculares com engrenagens, traquitanas, arte circense e muita inovação, a Orquestra Voadora lançou seu primeiro CD com 11 faixas com diferentes estilos musicais e muito dançante, característica do grupo. O CD foi gravado pela Biscoito Fino e patrocinado pela VIVO por meio da Lei de Incentivo a Cultura da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.
A Orquestra já fez vôos longos por países como Bélgica, Colômbia, Espanha, França, Inglaterra e Portugal, além de uma infinidade de Estados brasileiros. Os ensaios da Orquestra Voadora nos Jardins do MAM começam no meio da tarde e não chegam à meia noite, o desfile oficial arrasta milhares de foliões para caminhar por todo o Aterro, em 2013 a Voadora decolou com mais de 80 mil tripulantes caracterizados, animados e pacíficos. A Orquestra Voadora traz um público diferenciado, mais consciente, com valores, personalidade e politizados. O bloco comprova que a quantidade de pessoas não influencia na violência ou tumultos, os registros de confusões são bem ínfimos durante o “vôo” e a alegria predomina, o sorriso no rosto de cada um é contagiante.
Quem passar um fim de semana no Rio não pode deixar de conhecer a brass band que integra o público ao espetáculo, todos vivenciam a banda, a música e o espetáculo voando juntos com a Orquestra. É difícil definir para entender voe para o Rio e pegue carona com a Voadora mais querida da cidade, sensação inexplicável vibrações positivas e muita alegria dão o tom dos ensaios e em fevereiro do desfile oficial. O desfile oficial da Orquestra Voadora em 2015 acontecerá no dia 17 de fevereiro às 16h com concentração, aquecimento e animação desde às 14h. “Se sentindo ansiosa” <3





2

2 comentários:

  1. Oii...
    Uauu, que divertido! Parece ser muito bom mesmo! Pena que não moro no Rio de Janeiro. :(
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Instagram | Twitter | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os blocos de carnaval do Rio são perfeitos! Em Fortaleza também tem um pré carnaval incrível!!!
      Vem cá aproveitar, hahah você vai adorar!! <3

      Excluir

 
No Site da Nay - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo