2 de out de 2015


Coluna do Masters – “O Castelo Animado”


O estúdio Ghibli é bastante conhecido por suas obras de arte cinematográficas. A dica desta semana está repleta de muita magia, amor e encanto. Este filme é uma das melhores indicações possíveis para quem quer conhecer o mundo dos animes. Simplesmente esplendido!

Dica da semana...
Engraçado como as coisas simplesmente se encontram e tomam rumos fantásticos. O mais cobiçado ser se destaca na insignificância da timidez. Uma grande guerra toma conta de toda nação, feiticeiros são convocados para combates entre tropas. Mesmo com tudo isso, Sophie, uma jovem chapeleira vive uma vida pacata e tranquila. Infelizmente ela se sente inferior em beleza diante de suas irmãs, tornando-a muito tímida. Certo dia caminhando pelas ruas da cidade, a moça se depara com um temido feiticeiro que infelizmente lhe envolve em uma perseguição. Chegando com segurança em casa após todo o ocorrido, encontra uma bruxa que retira sua juventude como aviso para o feiticeiro. Completamente atarantada, a jovem sai em busca de ajuda para quebrar o feitiço em uma terra distante repleta de seres mágicos. A mesma acaba encontrando um castelo andante, lar do Howl, feiticeiro que acabou colocando Sophie nesta problemática. Lá ela busca apoio e acaba entrando em uma grande aventura que vai além do seu problema e estilo de vida.


Para quem já conferiu... (Contém Spoilers)
Eu já não faço a menor ideia de quantas vezes vi este filme, porém não nego que verei inúmeras vezes mais. Este longa é de uma magia incrivelmente cativante, um sonho para se sonhar inúmeras vezes. As imagens são incríveis, parece uma obra de arte em movimento. Até mesmo o castelo feito de restos chega a encantar. A trilha sonora traz uma leveza que faz o telespectador se sentir dentro do filme caminhando por todos os cenários. Temos como início uma pequena problemática que muitas pessoas infelizmente enfrentam, baixa auto-estima, a famosa falta de amor próprio. Sophie é uma linda mulher, porém se sente inferior a suas irmãs, o que acaba por atrapalhar sua vida. Howl tomou inconscientemente o coração da moça desde o primeiro encontro, mas a mesma não acredita ter chance alguma. A magia feita pela “Bruxa das terras abandonadas” foi uma das melhores coisas que já aconteceram a Sophie, em certa parte ela cita que a velhice lhe da coragem, que é exatamente o que mais faltava na vida dela. Podemos encontrar várias demonstrações de amor, uma delas é que o espantalho se apaixona perdidamente por uma senhora, o que nos faz pensar se realmente existe idade para amar.  Sophie acaba construindo uma família bem diferenciada, torna-se mãe do Marco, amiga do Calcifer e a Bruxa, dona do cachorro espião da suposta inimiga Suliman e namorada do feiticeiro mais temido das redondezas, mostrando que os sentimentos vencem qualquer forma de preconceito. Calcifer dar certo encanto para o filme, o que nos atrai cada vez mais. É possível notar um certo desabafo de Sophie quando Howl surta por causa de sua aparência, ela solta todas as suas angustias para fora, mas percebe que a vida pode ser muito melhor e que sua presença é de grande importância para todos. Algumas magias me pareceram bem macabras, Suliman faz uma demonstração esplendida do seu poder, isso me chamou muita atenção, é uma cena bem intensa. Ao longo do filme percebemos que todos os personagens vão mudando seu jeito de ser, o que agrega valor à trama. O fim é um pouco estranho, mas a causa vem da adaptação que foi feita, pois o livro que originou o filme é bem mais complexo. Eu particularmente tenho este filme como um dos meus favoritos, sei que é difícil para quem não curte anime conferir este tipo de material, mas garanto que é um bom começo para quem quer conhecer melhor esse meio.


Informações:
Direção: Hayao Miyazaki
Roteiro: Diana Wynne Jones (livro)
Elenco: Chieko Baishō / Takuya Kimura / Akihiro Miwa
Género: Fantasia / Romance
Japão / 2004

Trailer:




Cenas do Filme:









Hélio Masters
Jovem estudante de publicidade e propaganda que se entrega aos diversos estilos buscando compreender a arte de viver.
Viciado em filmes, apaixonado por música, escritor por acaso e completamente atarantado.



3

3 comentários:

  1. Eu adorei esse desenho! Já sou louca por animação, mas achei a história fofa!
    Beijos!

    Sociedade do Esmalte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom demais :3
      Além da historia, os personagens são encantadores ^^

      Excluir
  2. Fica sempre de olha nas dicas Paty, você vai amar!!!

    ResponderExcluir

 
No Site da Nay - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo